Azul Cargo vê crescimento no transporte aéreo de carga impulsionado por frutas brasileiras

Unidade de logística da Azul apresenta aumento de 14% com destaque para mamão papaia e manga
Azul Cargo vê Crescimento no transporte aéreo de carga para impulsionado por frutas brasileiras Azul Cargo vê Crescimento no transporte aéreo de carga para impulsionado por frutas brasileiras
Foto: Divulgação

transporte aéreo de carga para a Europa tem se mostrado uma opção cada vez mais estratégica e lucrativa. A Azul Cargo, unidade de logística da Azul, registrou um forte desempenho nesse segmento no primeiro trimestre de 2025, impulsionado principalmente pela exportação de frutas brasileiras.

Para Lisboa, por exemplo, as frutas correspondem a 99% das cargas transportadas, com destaque para mamão papaia e manga.

Na rota entre Viracopos (Campinas) e a capital portuguesa, o volume de frutas transportadas pela Azul Cargo saltou de 1.130 toneladas em 2024 para 1.285 toneladas em 2025 no primeiro trimestre, um crescimento de cerca de 14%.

Esse aumento se deve à ampliação da malha aérea e à captação de novos clientes. Já na rota de Campinas para Paris, o volume nos primeiros meses de 2025 (361 toneladas) superou o de 2024 (350 toneladas), um crescimento de 3,14%.

A carga incluiu principalmente abacate, figo, limão e goiaba, distribuídas posteriormente para destinos como Bruxelas, Amsterdã e Frankfurt.

Com a adição das novas rotas da Azul para Madri e Porto, a partir de junho (operadas de Viracopos e Recife), a expectativa da Azul Cargo é expandir ainda mais este mercado.

O trabalho de logística especializada para cargas perecíveis reforça a conexão entre o agronegócio brasileiro e os mercados consumidores globais. Em todo o ano de 2024, a Azul exportou para a Europa um total de mais de 7.865 toneladas.

Canal do WhatsApp – Receba todas as novidades do Toldd em primeira mão direto no seu celular.

Leia nossas últimas notícias e mantenha-se informado sobre as novidades do turismo para os profissionais do turismo.

Siga o Toldd no Instagram.