Brasil e Chile: Presidentes Lula e Boric fortalecem cooperação em Turismo e Negócios

Brasil e Chile: Presidentes Lula e Boric fortalecem cooperação em Turismo e Negócios Brasil e Chile: Presidentes Lula e Boric fortalecem cooperação em Turismo e Negócios
Foto: Divulgação

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Chile, Gabriel Boric, reuniram-se nesta terça-feira (22/4) em Brasília para fortalecer a cooperação e parcerias em diversas áreas.

A agenda bilateral incluiu discussões sobre acordos em gestão pública e empresarial, com a participação de ministros e subsecretários dos dois países, incluindo a Subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo.

Fórum empresarial Brasil-Chile

Paralelamente ao encontro presidencial, o Fórum Empresarial Brasil-Chile reuniu cerca de 250 pessoas, entre empresários, representantes setoriais e autoridades na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O evento, organizado por importantes entidades dos dois países, visou ampliar os negócios e investimentos bilaterais.

Um dos grandes focos do Fórum foi o Turismo e a conectividade aérea entre Brasil e Chile, setores que registraram crescimento expressivo:

  • Voos: Em 2024, foram realizados 10.057 voos entre os países, um aumento de 260% em relação a 2022. A oferta de assentos cresceu 275% no mesmo período, totalizando 2.107.311 assentos em 2024.
  • Turistas Brasileiros no Chile: 787 mil turistas brasileiros visitaram o Chile em 2024, representando 17% do total de estrangeiros no país e um crescimento de 218% comparado a 2022.

Atualmente, o Brasil possui conexões diretas com o Chile a partir de diversos estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal.

A previsão é de um aumento de 25% no número de voos ainda em 2025.

Perfil do turista brasileiro e oportunidades no Chile

A subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo, destacou que os turistas brasileiros são “os melhores porta-vozes” do destino, pois são os que ficam mais tempo e gastam mais, com um tíquete médio de US$ 2.280.

Ela ressaltou que “não há desenvolvimento turístico sem conectividade” e que, embora a chegada de brasileiros se concentre em Santiago, há grande potencial para novas rotas turísticas e alianças público-privadas no Chile.

Apoio a micro e pequenas empresas

Um Seminário focado em Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPEs) e Cooperativas também foi realizado, reforçando o compromisso de Brasil e Chile em fortalecer os pequenos negócios e ampliar a cooperação neste segmento.

Compromisso com a integração e o futuro

Os presidentes Lula e Boric encerraram a agenda do dia reforçando a importância das relações entre os países.

O presidente Boric classificou o Brasil como um país “hermano” e parceiro estratégico. Já o presidente Lula destacou o papel dos líderes em “abrir as portas para que os empresários possam fazer negócios, garantindo que todos ganhem”.

O segundo dia do Fórum Empresarial Brasil-Chile continuou as discussões, incluindo o projeto Rotas de Integração Sul-Americana, com foco na Rota Bioceânica, que conectará portos brasileiros no Sul a portos chilenos no Pacífico, prometendo novas oportunidades de negócios e logística.

Canal do WhatsApp – Receba todas as novidades do Toldd em primeira mão direto no seu celular.

Leia nossas últimas notícias e mantenha-se informado sobre as novidades do turismo para os profissionais do turismo.

Siga o Toldd no Instagram.