O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), lançou no dia 29 de abril [de 2025], durante a Agrishow 2025, um novo programa para impulsionar o turismo rural no estado.
O governador Tarcísio de Freitas autorizou o “Programa de Desenvolvimento do Turismo Rural”, uma ação intersecretarial focada no fomento e desenvolvimento sustentável do setor.
Os objetivos principais do Programa são:
- Valorizar o turismo rural como gerador de emprego e renda e instrumento de valorização cultural e desenvolvimento sustentável.
- Promover a integração entre atividades agrícolas e turísticas, destacando a produção agropecuária e o patrimônio cultural e ambiental.
- Apoiar produtores rurais (especialmente agricultura familiar) e a agroindústria na diversificação, com ações de capacitação, crédito e inovação tecnológica.
“O turismo rural tem um potencial enorme em São Paulo, com 46 regiões turísticas, 380 municípios com vocação e mais de mil propriedades abertas ao turismo”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. Ele convida a descobrir as belezas do interior, das fazendas históricas às Rotas do Vinho e do Café, gastronomia e artesanato local.
O Programa beneficiará propriedades rurais, atrativos e serviços que atendam a critérios de sustentabilidade, produtores e empreendedores rurais, municípios, instituições de ensino e pesquisa, e entidades privadas.
O setor de turismo rural apresenta forte crescimento no país, com destinos rurais entre os mais procurados pelos viajantes, avançando cerca de 30% ao ano, segundo dados do Sebrae.
A estruturação deste programa representa um avanço do governo paulista para dar maior reconhecimento e suporte a este segmento em expansão.
As ações do Programa preveem o desenvolvimento de rotas piloto, buscando impulsionar oportunidades em toda a cadeia do turismo rural, com impacto em segmentos como pesca esportiva, turismo de aventura e turismo religioso.
São esperadas melhorias significativas na infraestrutura, incluindo estradas, sinalização e conectividade.
Os eixos de atuação abrangem o desenvolvimento de rotas rurais, qualificação profissional, atração de investimentos, promoção da produção associada e melhoria da infraestrutura.
A Setur-SP destaca como prioridades a promoção turística, qualificação, e melhoria de estradas e sinalização.
Canal do WhatsApp – Receba todas as novidades do Toldd em primeira mão direto no seu celular.
Leia nossas últimas notícias e mantenha-se informado sobre as novidades do turismo para os profissionais do turismo.
Siga o Toldd no Instagram.