Você vai encontrar:
O Turismo do Paraná iniciou 2025 com força total, registrando um crescimento expressivo no fluxo de turistas internacionais.
No Primeiro Trimestre deste ano, o Estado recebeu mais de 426 mil viajantes vindos do Exterior, um aumento de 18,3% na comparação com o mesmo período de 2024, que registrou pouco mais de 360 mil estrangeiros.
Os dados que comprovam o bom momento do turismo no Paraná foram divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou a importância do investimento contínuo no setor: “O governador Ratinho Júnior sabe da importância de posicionar o Paraná como um grande centro receptivo de visitantes estrangeiros… Um dos nossos focos é apresentar o Estado aos vizinhos sul-americanos, porque eles são os grandes emissores de estrangeiros ao Paraná“.
Origem dos Visitantes: Vizinhos lideram as chegadas internacionais no Paraná
A estratégia de focar nos países limítrofes reflete-se nos números. No Primeiro Trimestre de 2025, os principais emissores de turistas internacionais para o Paraná foram:
- Argentina: 42% do total, com mais de 179 mil viajantes.
- Paraguai: 36% do total, com 154 mil viajantes.
Outros países com participação relevante incluem Estados Unidos (3%), Chile (2%) e Reino Unido (1%).
O fluxo de chegadas ao Paraná representa 11,4% do total de desembarques internacionais no Brasil, posicionando o Estado entre os líderes nacionais.
Paraná: Portas abertas por ar, terra e mar
O Paraná demonstra sua força em diferentes modalidades de chegada de turistas internacionais:
Via Aérea: Rotas internacionais e Aeroportos estratégicos
Pelos principais aeroportos internacionais – Aeroporto Afonso Pena (Curitiba) e Aeroporto de Foz do Iguaçu – mais de 14 mil viajantes estrangeiros chegaram ao Estado no Primeiro Trimestre de 2025.
Um fator importante tem sido a expansão da malha aérea internacional direta. Em 2024, o Aeroporto Afonso Pena dobrou o número de voos internacionais sem escala, resultado dos esforços do Governo do Estado.
Atualmente, o Paraná conta com nove rotas aéreas internacionais diretas:
- Curitiba (CWB): 3 voos para Buenos Aires (Argentina), 2 para Santiago (Chile), 1 para Lima (Peru), 1 para Assunção (Paraguai) e 1 para Montevidéu (Uruguai).
- Foz do Iguaçu (IGU): 1 voo para Santiago (Chile).
Liderança em chegadas terrestres e marítimas
O Paraná se destaca nacionalmente nas chegadas por terra e mar:
- Via Terrestre: O Estado registrou o segundo maior número de chegadas de turistas internacionais no Brasilpor terra, com mais de 409 mil pessoas cruzando as fronteiras no Primeiro Trimestre.
- Via Marítima: O Paraná apareceu na quarta posição em chegadas por via marítima, com mais de 3 mil estrangeiros no período. Com o apoio do Estado, a chegada de navios de cruzeiros ao Litoral, que não era contabilizada, agora contribui significativamente para o fluxo.
Contexto nacional e o futuro do turismo Paranaense
O cenário nacional também é positivo, com o Brasil registrando mais de 3,7 milhões de turistas internacionais no Primeiro Trimestre de 2025 (aumento de 47,8% nacional).
O Paraná, contribuindo com 11,4% desse total, demonstra seu papel fundamental na atração de visitantes para o país.
O faturamento gerado por turistas internacionais no Brasil atingiu US$ 2,401 bilhões no período, o melhor resultado histórico para o setor nacional, impulsionado também pelo crescimento da atividade turística em estados como o Paraná.
Com o investimento contínuo na promoção e na infraestrutura, e a consolidação de diversas portas de entrada, o turismo paranaense segue em trajetória de crescimento, fortalecendo o Estado como um destino cada vez mais relevante no cenário internacional.
Saiba mais em: www.turismo.pr.gov.br e www.viajeparana.com
Canal do WhatsApp – Receba todas as novidades do Toldd em primeira mão direto no seu celular.
Leia nossas últimas notícias e mantenha-se informado sobre as novidades do turismo para os profissionais do turismo.
Siga o Toldd no Instagram.