Show da Lady Gaga no Rio impulsiona turismo e varejo com alta de 10,9%

Hotéis registraram alta de 13,9% e transportes de 6,9%.
Show da Lady Gaga no Rio impulsiona turismo e varejo com alta de 10,9% Show da Lady Gaga no Rio impulsiona turismo e varejo com alta de 10,9%
Foto: Reprodução Instagram - Lady Gaga

show da cantora Lady Gaga em Copacabana, Rio de Janeiro, impulsionou significativamente a economia da cidade. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o faturamento do setor de Turismo e Transporte no Rio cresceu 10,9% entre os dias 2 e 4 de maio de 2025, comparado ao mesmo período do ano passado.

O espetáculo gratuito, realizado no sábado (4), reuniu mais de 2 milhões de pessoas, segundo a prefeitura.

A alta no setor de Turismo e Transporte foi impulsionada principalmente pelo desempenho de hotéis (+13,9%) e transportes em geral (+6,9%). Outros setores do varejo carioca que se destacaram no período foram Vestuário e Artigos Esportivos (+12,2%) e Supermercados e Hipermercados (+5,7%). Apenas o segmento de Bares e Restaurantes registrou leve queda de 1,2%.

No total, o Varejo na cidade do Rio registrou crescimento de 4,5% nos dias analisados. O macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis teve um salto notável de 13,1%. Serviços (+3,5%) e Bens Não Duráveis (+3,0%) também apresentaram crescimento.

Em relação aos canais de venda, as vendas em shoppings tiveram alta de 9,5%, enquanto as lojas de rua observaram incremento de 3,3%.

Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, ressalta a expectativa gerada: “Após o sucesso do show da Madonna no ano passado, a cidade vivia novamente uma grande expectativa. A cantora não se apresentava no país desde 2012, e o público esperava ansiosamente por esse retorno. O espetáculo engajou milhões de pessoas e já é tido como o maior show de sua carreira. O crescimento de 10,9% é notável, especialmente ao comparar com a alta de 12,1%registrada no ano passado, quando Madonna se apresentou em período similar e levou 1,5 milhão de pessoas à praia de Copacabana”.

Sobre o ICVA

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como é calculado o ICVA

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Canal do WhatsApp – Receba todas as novidades do Toldd em primeira mão direto no seu celular.

Leia nossas últimas notícias e mantenha-se informado sobre as novidades do turismo para os profissionais do turismo.

Siga o Toldd no Instagram.